quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Dacosta em 3D








Neste segmento MOCA homenageia Milton Dacosta (1915-1988), artista nascido em Niterói, considerado um dos mais refinados e significativos representantes de nossa cultura visual. A marca da inteligência dacostiana está no riquíssimo paradoxo subjacente em sua obra e que foi o móvel de sua poética tão singular: o enfrentamento entre o rigor geométrico e sua imaginação sensível e intimista. Todo o seu trabalho se orienta na procura de uma beleza ideal, feita de medida, de ritmo, de rigor formal, de proporção e harmonia, de musicalidade profunda que emana de suas linhas. A série referenciada na obra de Dacosta tenta mesmo encarnar e reencarnar a obra do pintor. O que acontece com essa série é a mútua e simultânea transformação dos seres pictóricos em cerâmica e da própria cerâmica em seres cerâmicos. Não se trata de interpretar ou reinventar uma pintura, mas da tentativa de fecundá-la, dar carnadura a essa pintura. Sua questão não é a superfície bidimensional em si, mas seu deslocamento para a tridimensionalidade, carne e corpo cerâmico.















“Trabalhando com o fogo e descobrindo mistérios, a artista vem se dedicando também a recriação do universo estético de Milton Dacosta. Suas vênus e pombas, agora descansam e voam tridimensionalmente belas, revisitadas por Moca em relevos e esculturas cerâmicas, numa homenagem sincera ao grande modernista de Niterói”.


















































2 comentários:

  1. Moema, que maravilha. Todo seu trabalho é fantástico. Sua série "Dacosta em 3D" chega a emocionar. Essas peças estão disponíveis para visitação, ou aquisição? Que presente. Parabéns! Parabéns! E obrigado! Alexandre Herculano Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Moca é uma artísta incrível!Desejo que mais pessoas conheçam seu trabalho para se apaixonarem por ele assim como eu me apaixonei!

    ResponderExcluir